
Planejamento
Tributário
Gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela.
Tipos de Planejamento
O planejamento tributário é uma ferramenta personalizada de acordo com a estrutura organizacional. Na prática, existem diferentes tipos de análise e gestão de tributos.
Que tal conhecer os principais?

Planejamento Tributário Estratégico
Mudanças estratégicas, como de estrutura de capital, localização geográfica, mão de obra, política de terceirização, entre outras.

Planejamento Tributário Operacional
Referente aos processos já prescritos por normas ou costume

Planejamento Tributário Preventivo
Momento da execução, desenvolvimento seguindo orientações das obrigações principais e acessórias. O objetivo é “prevenir” erros.

Planejamento Tributário Corretivo
Processos de correção de anomalias e problemas na gestão tributária.

Planejamento Tributário Especial
Referente a eventos especiais, como lançamento de novos produtos ou abertura de filiais.
Modelos de Regime
No Brasil existem alguns modelos de regimes tributários que podem ser adotados. O regime a ser escolhido vai depender do seu tipo de negócio e em qual ele se enquadra melhor. Entenda como cada um dos modelos funcionam:
Simples Nacional
Empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano costumam adotar o regime Simples Nacional. Ele é mais fácil, já que reúne todos os impostos em uma única guia. Foi criado para incentivar os pequenos e médios empreendimentos
Apuração Lucro Real
Ao contrário dos demais modelos que possuem algumas determinações, o Lucro Real pode ser usado por qualquer empresa. Pode ser mais vantajoso para empreendimentos de grande porte devido à sua complexidade.
Apuração Lucro Presumido
Para as empresas com receita bruta anual de até R$ 78 milhões, é indicada a apuração pelo Lucro Presumido. Isso porque a margem de lucro para o cálculo da tributação é estimada. Existe uma tabela pré-definida para o cálculo do IRPJ e CSLL. A alíquota varia conforme o tipo de atividade do negócio.
Benefícios
Saiba como te ajuda!
1
EVITA
MULTAS
2
MAIOR
PRAZO
3
REDUÇÃO
DO VALOR